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SIE/Núcleo UEM - AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA

A Ação Saberes Indígenas na Escola (SIE), instituída em 2013, é um Programa de formação continuada com professores indígenas, desenvolvido pelas instituições de ensino superior (IES), em regime de colaboração com os estados e municípios, baseada nos princípios da especificidade, da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade e integra o Eixo Pedagogias Diferenciadas e Uso das Línguas Indígenas do Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais Indígenas, instituído pela Portaria MEC nº 1.062, de 30 de outubro de 2013.

A formação busca contemplar a complexidade etno-sociolinguística dos povos indígenas atendidos e realiza-se com base nos seguintes eixos: letramento e numeramento em línguas indígenas como primeira língua; letramento e numeramento em língua portuguesa como primeira língua; letramento e numeramento em línguas indígenas ou língua portuguesa como segunda língua ou língua adicional; e, conhecimentos e artes verbais indígenas.

No Paraná o SIE, desde o seu início, buscou promover formação continuada aos professores das 39 escolas indígenas enfatizando o processo de letramento e numeramento nas línguas e saberes das etnias Kaingang, Guarani e Xetá.

 

Formação Saberes Indígenas 2016 na UEM Maringá/PR. Acervo LAEE/UEM, 2016

Formação Saberes Indígenas 2016 na Terra Indígena São Jerônimo/PR. Acervo LAEE/UEM, 2016

 

Coordenação

  • Maria Christine Berdusco Menezes
  • Rosângela Célia Faustino

 

E-mail

  • riesnucleouem@gmail.com