PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR)

O Parfor

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) foi implantado, em 2010, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em regime de colaboração com as Secretarias de Educação dos Estados, Distrito Federal e dos Municípios e as Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo principal é permitir aos professores em exercício na rede pública de educação básica o acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e, ao mesmo tempo, promover a melhoria da qualidade da educação básica.

O Programa fomenta a implantação de turmas especiais em cursos de primeira e de segunda licenciatura, em Universidades públicas e algumas instituições de ensino superior sem fins lucrativos.

Os cursos oferecidos pelo programa são 1ª Licenciatura (para professores sem graduação), 2ª Licenciatura (para professores licenciados que atuam fora de sua área formação), e Formação Pedagógica (para bacharéis sem licenciatura que atuam nos cursos profissionalizantes de escolas públicas).

A UEM em conformidade com os editais da Capes, sempre que possível oferta os cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, História, Pedagogia e Química.

Coordenação Institucional: Profa. Dra. Leonor Dias Paini – DTP

• ldpaini@uem.br