Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado – AEE

Juntamente com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Capes autorizou, por meio do Edital 9/2022, a oferta de 650 (seiscentos e cinquenta) vagas para o Curso de Atendimento Educacional Especializado – AEE, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), modalidade da Educação à Distância.

Conforme o Edital, o AEE será ofertado “[...] como especialização lato sensu das instituições públicas de ensino superior integrantes do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) para abertura de turmas nos municípios mantenedores dos Polos EaD UAB.”

O Curso foi criado para atender estudantes na Educação Especial da rede pública de ensino, como uma atividade de apoio à sala de aula comum, promovendo reflexões, estudos teóricos e disponibilizando metodologias que contribuam com a efetivação do aprendizado para todos.

Os objetivos do curso são: realizar formação continuada de professores da educação básica para atuação em salas de Atendimento Educacional Especializado – AEE, salas de recurso multifuncionais, da rede pública de ensino para a Educação Inclusiva. Nas salas, professores capacitados atendem crianças e jovens com deficiências, transtorno do espectro autista ou que tenham altas habilidades e superdotação.

Conforme informações recebidas do Núcleo de Educação à Distância (NEAD), a primeira turma foi proposta para ser iniciada em 01/2024, em 14 polos, e a segunda turma para iniciar em 08/2024, também em 14 polos.

O NEAD/UEM recomendou ao DTP fazer a tramitação interna da proposta do Curso de Especialização ressaltando que “o início do curso ainda precisa ser aprovado pela CAPES por meio de um Ofício”.

Coordenação do AEE/DTP 2024: Drª Rosângela Célia Faustino