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Histórico

Em 1969, a Lei n.º 6.034, de 6/11/1969 autorizou a criação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que agregou as faculdades existentes: Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, criada em 1959, Faculdade Estadual de Direito e Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, ambas criadas em 1966. Nessas faculdades já funcionavam os cursos de Ciências Econômicas (criado em 1961), Direito (criado em 1966), Geografia, História e Letras (criados em 1967). Também no ano de 1969 foi criado o curso de Ciências do 1.º Grau.

Criada sob a forma de fundação de direito público, em 1970, pelo Decreto Estadual n.º 18.109, de 28/1/1970, a UEM passou, então, a ser denominada de Fundação Universidade Estadual de Maringá (FUEM). O seu reconhecimento foi efetivado em 1976, pelo Decreto Federal n.º 77.583, de 11/5/1976, tornando-se autarquia em 1991, pela Lei Estadual n.º 9.663, de 17/7/1991, mantendo a denominação. O período compreendido entre 1970 e 1975 foi marcado pela ocupação gradativa do campus definitivo e pela implantação de 15 cursos de graduação: Administração, Matemática e Química (1971); Engenharia Civil, Engenharia Química e Estudos Sociais (1972); Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Educação Física, Física e Pedagogia (1973); Farmácia e Formação de Tecnólogo em Processamento de Dados (1974) e Zootecnia (1975). Em 1974, foi lançada a Revista Unimar, a primeira revista de divulgação científica da UEM.

Visando dar suporte ao ensino de graduação e, mais recentemente, ao ensino de pós-graduação nas áreas de Agronomia e de Zootecnia, em 1977, foi criada a Fazenda Experimental, no Distrito de Iguatemi – PR, com uma área total de 153 (cento e cinquenta e três) hectares.

A partir de 1979, como consequência do aumento de projetos de pesquisa desenvolvidos na UEM, houve, também, diversificação das áreas de estudo. Nesse mesmo ano foram criados os cursos de Enfermagem e de Psicologia.

A UEM, a partir de 1980, avançou no âmbito da extensão. Com a melhoria da qualificação e da ampliação de seu quadro de pessoal, houve crescimento de projetos de extensão, voltados basicamente para o ensino fundamental, ensino médio e educação especial, e ainda para a área de saúde.

Em 1986, a UEM, dando mostras de sua abrangência regional, criou o Campus Extensão de Cianorte, no município de Cianorte – PR, passando a oferecer, naquele campus os cursos de graduação de Pedagogia e de Ciências Contábeis. No mesmo ano, foram criados os dois primeiros cursos de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado, sendo um na área de Ciências Biológicas e o outro na área de Química Aplicada. Em 1986, foi criado o Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura – Nupélia, que mantém uma base avançada no município de Porto Rico – PR, para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, oferecendo suporte aos cursos de pós-graduação nas áreas de Ciências Biológicas e Ambientais. No ano seguinte, foi criado o curso de Ciência da Computação.

No ano de 1988, foram criados os cursos de Medicina e de Odontologia, tendo como consequência a implantação de um complexo de saúde, formado pelo Hospital Universitário Regional de Maringá, pela Clínica Odontológica e pelo Hemocentro.

A expansão da Instituição ganhou consistência em 1989, com a criação do Campus do Arenito, em Cidade Gaúcha – PR, e do Campus Regional do Noroeste, em Diamante do Norte – PR, e, nesse mesmo ano, foi implantado o Curso de Mestrado em Educação e, em 1990, foi implantado o Curso de Mestrado em Engenharia Química.

Dando prosseguimento à política expansionista, em 1991, criou-se o Campus Regional de Goioerê, em Goioerê – PR, com dois cursos de graduação: Engenharia Têxtil e Licenciatura Plena em Ciências e implantou-se o Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais no Campus Sede.

A partir de 1992, a UEM instituiu o regime seriado para todos os cursos de graduação. Novas grades curriculares foram elaboradas, com a obrigatoriedade de cada curso ter um projeto pedagógico, o que conduziu à identidade profissional e facilitou a avaliação da qualidade do ensino que a Instituição oferece.

No mesmo ano, na intenção de ampliar os meios de divulgação de suas atividades, foi implantada a Editora da Universidade Estadual de Maringá (EDUEM), ano em que também foi criado o primeiro curso de doutorado, sob a denominação de Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.

No período de 1993 a 1995, foram criados e implantados quatro cursos de mestrado: Zootecnia (1993), Direito (1994), Economia (1994) e Agronomia (1995). A implantação no Campus Sede de uma livraria universitária e de uma emissora educativa de rádio FM, deu-se no ano de 1996. A emissora pode ser sintonizada na frequência 106,9 MHz.

No ano de 1997, foram criados e implantados os seguintes cursos de pós-graduação: doutorado em Ciências Biológicas, mestrado em Física, Geografia e Letras, e o curso de graduação em Informática, substituindo o curso de Formação de Tecnólogo em Processamento de Dados. A partir do Vestibular de Inverno de 1998, a UEM ampliou em dez por cento, na média, o número de vagas da maioria dos cursos de graduação ofertados. No mesmo ano, houve a implantação do curso de Mestrado em Administração, uma parceria UEM/UEL e a reformulação da Revista Unimar, passando a denominar-se Acta Scientiarum.

O ano de 1999 foi marcado pela criação dos cursos de doutorado nas áreas de Agronomia, de Zootecnia e de Engenharia Química e de mestrado nas áreas de Matemática e de Ciências Farmacêuticas. Buscando maior integração com a comunidade, a UEM implantou em 2000 onze novos cursos de graduação: Engenharia Mecânica, Engenharia de Alimentos, Filosofia, Ciências Sociais, Estatística, Arquitetura e Urbanismo, Secretariado Executivo Trilíngue e Engenharia de Produção com ênfases em Agroindústria, Confecção Industrial, Construção Civil e Software.

Em 2000, a UEM ofereceu o primeiro curso de graduação a distância, denominado Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos municípios de Diamante do Norte, Goioerê e Cidade Gaúcha, cujas turmas colaram grau em 2003.

Nos anos de 2000 e 2001, respectivamente, foram criados e implantados os cursos de doutorado no Programa Associado em Física UEM/UEL e no Programa de Pós-Graduação em Química.Tendo como objetivo oferecer à população um número maior de opções no ensino superior, em 2002 foram criados e implantados mais nove cursos de graduação: Música (Campus Sede), Design e Moda (Campus Regional de Cianorte), Engenharia Agrícola (Campus do Arenito – Cidade Gaúcha), Agronomia, Medicina Veterinária, Tecnologia em Construção Civil, Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Meio Ambiente (Umuarama).

No período de 2002 a 2004, foram criados e implantados seis cursos de mestrado em: Ciências da Saúde (2002), Análises Clínicas (2002), Ciência da Computação (2002), genética e Melhoramento (2002), Enfermagem (2003), Ciência e Matemática (2003), História (2004) e de doutorado em Genética e Melhoramento (2004).

No ano de 2005 foram criados três cursos de mestrado nas áreas de Educação Física, Biologia Comparada e Engenharia Urbana, também um curso de doutorado em Ciências Farmacêuticas.

Em 2007, ampliando a oferta de cursos na modalidade EaD, a UEM ingressou no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação como projeto “piloto” resultante de um convênio entre o MEC e o Banco do Brasil, com a oferta de uma turma do curso de Administração. Em 2008, foram aprovados e iniciados dois novos cursos de licenciatura em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), sendo o de Física e o de Pedagogia. Também em 2008, a UEM conseguiu ver aprovados os projetos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, História e Letras Português/Inglês, para oferta em 2009. Já em 2009 foram aprovados o Curso de graduação em Administração Pública, no âmbito do Programa Nacional de Formação de Administradores Públicos.

O entendimento da importância da Instituição no processo de inclusão social resultou na adoção, a partir de 2009, do Sistema de Cotas Sociais no Vestibular, com reserva de 20% das vagas do Vestibular para alunos em desvantagem socioeconômica.

Este sistema, aprovado por meio da Resolução n.º 012/2008-CEP, configura-se na adoção de políticas de ação afirmativa pela UEM, visando minimizar o quadro de distorções entre os diversos grupos que compõem a sociedade, democratizando o acesso ao ensino público superior.

Em 2008, a UEM ampliou ainda mais a oportunidade de acesso aos seus cursos de graduação, criando uma modalidade de ingresso intitulado Processo de Avaliação Seriada (PAS), que consiste em propiciar ao aluno matriculado no ensino médio realizar, anualmente, a prova referente aos conteúdos da série em que está matriculado. Desse modo, ao final do terceiro ano do ensino médio, o aluno terá passado por três avaliações e, conforme o seu desempenho, poderá alcançar uma vaga na Universidade dentre 20% (vinte por cento) das vagas destinadas para essa modalidade de ingresso.

Em 2010, houve a criação do Campus do Vale do Ivaí em Ivaiporã – PR. Nesse mesmo ano foram criados 15 novos cursos de graduação: Artes Cênicas, Artes Visuais, Biomedicina, Bioquímica, Comunicação e Multimeios, Engenharia Elétrica e Tecnologia em Biotecnologia no Campus Sede; Engenharia de Produção e Física no Campus de Goioerê; Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia de Alimentos no Campus de Umuarama; Educação Física, História e Serviço Social no Campus do Vale do Ivaí.

A UEM participa do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), que é um programa nacional implantado pela Capes em regime de colaboração com as Secretarias de Educação dos estados, do Distrito Federal, dos municípios e com as Instituições de Ensino Superior (IES), atendendo professores em exercício de licenciatura, garantindo a eles sua formação, conforme exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Atualmente, a UEM conta com 7 (sete) Centros de Ensino e 51 (cinquenta e um) Departamentos. São  ofertados 69 (sessenta e nove) cursos de graduação presencial, 15 (quinze) cursos de graduação a distância, 86 (oitenta e seis) cursos de pós-graduação stricto sensu, sendo 56 (cinquenta e seis) em nível de mestrado; 30 (trinta) em nível de doutorado e 39 (trinta e nove) cursos de pós- graduação lato sensu.